O que você vai aprontar no pedacinho que lhe couber?


Hoje o Facebook me lembrou que algum tempo atrás eu assisti uma das peças teatrais que mais me impactou positivamente e de alguma forma me transformou, me deu aquele chacoalhão. Galileu Galilei de Brecht. Procurei na internet o texto final da peça e achei! Quero compartilhar com vocês:
———
A pratica da ciência exige coragem, ela negocia com o saber conquistado pela dúvida, como artista eu tive uma oportunidade única, eu vi a astronomia alcançar as praças do mercado a nossa nova arte da dúvida encantou o grande público que arrancou o telescópio das nossas mãos para apontar para seus carrascos, entretanto esses homens poderosos nos cobriram de ameaças e ofertas de suborno, irresistíveis para as almas fracas.

Nessa hora a firmeza de um homem poderia ter causado grandes abalos. Seremos ainda cientistas se nos deligamos da multidão? Vocês trabalham para que?

Eu acredito que a única finalidade da ciência está em aliviar a canseira da existência humana e se os cientistas intimidados pela prepotência dos poderosos acham que basta amontoar saber por amor ao saber, a ciência pode ser transformada em um monstro e nossas novas máquinas serão novas aflições, nada mais.
Bertolt Brecht (Galileu Galilei)

———-

Galileu Galilei em seus últimos dias encarcerado dentro de sua casa, cumprindo pena, era vigiado constantemente, proibido de escrever qualquer coisa considerada heresia. Mas durante as noites, em seu quarto escuro, iluminado apenas pelos restos de luz da lua das noites claras: ele terminou a sua obra.

Compartilhe

Facebook
Skype
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro


Você pode gostar de...

A ponta do iceberg

Às vezes precisamos de ajuda de clichês, ou seja, algo sem originalidade e comum, pra explicar um conceito. É por isso que recorri ao clichê

Leia mais »

A criança real

A criança idealizada não existe. A criança real tem sentimentos como todos nós (adultos). Ama, odeia, sente inveja, inadequação, angústia etc. Está aprendendo a lidar

Leia mais »


Categorias